Diversidade
Produção literária e a diversidade nas escolas

Produção literária e a diversidade nas escolas

Apesar das escolas consistirem em um lugar destinado a formação acadêmica elas também servem como o primeiro contato social dos mais jovens com a sociedade. Portanto servem como um espaço onde é possível trabalhar novas formas de relações, ensaiar interações, reorientar condutas e aprender fundamentalmente a riqueza da diversidade cultural.

Decerto o papel principal do corpo docente consiste em trabalhar as relações de reciprocidade e igualdade entre os demais. Ou seja, os professores sendo os primeiros mediadores fora do parâmetro familiar que incentivam o respeito entre as diferenças. Neste sentindo possuem um papel importante na hora de transformar a diversidade cultural, étnica, de gênero e em oportunidades de aprendizado e enriquecimento, pessoal e coletivo.

Produção literária que promulga a comunicação e a diversidade

Ainda assim, a escola é o espaço ideal para praticar a compreensão e as técnicas de comunicação entre diferentes grupos e características de indivíduos. Desse modo a compreensão consiste ao mesmo tempo o meio e o fim da comunicação humana. Em contrapartida ao passo que a tecnologia e os meios de comunicação avançam de maneiras extraordinárias a produção literária educacional ainda consiste em uma via de comunicação unidirecional.

importância diversidade

Em outras palavras o mundo acadêmico urge pela necessidade de novas produções literárias que incentivem a comunicação e a compreensão mutua.

O que é a diversidade?

Desse modo uma das perguntas que pode surgir entre no âmbito educacional compõem o entendimento do que seria diversidade. Neste sentido a diversidade se define em tudo aquilo que marca a diferença dentro de um grupo. Sendo elas características físicas, organizacionais, psicológicas ou de conduta.

Ademais, o termo diversidade se refere a distinção ou diferença entre pessoas, animais ou coisas. Logo ela está baseada na variedade e na infinidade e abundância de organizações sociais, culturais e econômicas. Portanto, sendo uma das características que definem a sociedade humana contemporânea.

Liberdade cultural e o desenvolvimento humano

Além da importância significativa dos meios acadêmicos de promover a diversidade nas instituições de ensino a liberdade cultural tem um papel importante no desenvolvimento humano. Ou seja, para poder se reconhecer como indivíduo pleno é necessário poder escolher a sua própria identidade, mas, ao mesmo tempo, saber reconhecer e respeitar a escolha pessoal de cada um.

presentear livro

Uma vez que o jovem é exposto a mundos, culturas e ideias diferentes é um desafio urgente dos estados de manejar o reconhecimento e as escolhas pessoais de cada indivíduo. De fato, trabalhar no meio acadêmico com produções literárias que abordem a diversidade humana normatizaram ainda mais essa ideia.

Importância da diversidade para a vida

Algumas pessoas veem a diversidade do homem como um desvio de conduta do normal. De acordo com algumas culturas e organizações sociais a diversidade consiste em uma ameaça para as normas sociais preestabelecidas. Contudo ser diferente não é uma questão de escolha e muitas pessoas são assim pela sua natureza.

Dessa maneira a diversidade humana reflete o importante progresso da nossa sociedade por que permite um questionamento do mundo e da percepção por diversos pontos de vista. De fato, é por causa da diversidade que a ciência, a tecnologia e a sociedade em geral progrediu e continua em progressão. Embora ainda existam muitas pessoas que resistam a multiculturalidade iminente do ser humano, o mundo está passando por uma série de eventos históricos que moldaram a sociedade do futuro de forma positiva.