Diversidade
A relação da leitura e inteligência emocional

A relação da leitura e inteligência emocional

A leitura tem um papel fundamental na formação acadêmica de todos, através dela assimilamos o conhecimento e entendemos ideias a partir de diferentes pontos de vista. Nesse sentido os resultados da leitura se estendem muito mais do que simplesmente pela vida acadêmica. Ou seja, ela também molda nosso caráter e fortalece a nossa inteligência emocional.

Assim, em 2017 um estudo da Associação de Psiquiatria indicava que ler Harry Potter tinha um efeito importante na inteligência emocional de adolescentes. Em outras palavras, por se tratar de uma história que inclui as minorias, serviu como uma maneira de educar e reduzir os preconceitos. Por isso, nesse artigo vamos entender qual a importância da leitura e qual a sua relação com a inteligência emocional.

O desenvolvimento da inteligência emocional

De acordo com a definição de inteligência emocional, ela é descrita como um tipo de inteligência social que permite com que as manejem as suas próprias emoções. Logo, como consequência também entendendo a emoção das outras pessoas, sem discriminá-las de nenhuma forma.

inteligência emocional

Sendo assim existem dois pontos de vista principais em relação ao desenvolvimento da inteligência emocional. Em primeiro lugar, se entende que ela via aumentado progressivamente com a idade e com a experiência. A segunda que se desenvolve na infância e se estabelece no princípio da idade adulta.

Por essa razão, estar a atento as nossas emoções pode ser crucial na formação integra de qualquer indivíduo. Assim, começar a educar as pessoas na infância resulta bastante beneficioso quando nos referimos a aprendizagem dessa inteligência. Dessa forma, em crianças na idade escolar, está demonstrado que trabalhar a leitura tem resultados bastante significativos vinculados ao desenvolvimento da inteligência emocional. Dentre eles se destacam: a melhoria das habilidades sociais, emocionais e o incremento de resultados acadêmicos positivos.

Quais livros relacionam a leitura e a inteligência emocional?

Na hora de escolher entre os livros que nos auxiliem a potenciar nossa inteligência emocional, encontramos uma série de opções. Em primeiro lugar, para escolher o livro que nos ajude deveríamos buscar pela história que mais nos atraia. Com isso, criamos um vínculo especial com os personagens envolvidos e a partir desse vínculo desenvolvemos a nossa empatia.

Portanto, quando gostamos do enredo de uma história a nossa imaginação tem um papel fundamental na conexão que criamos com os personagens. Por isso, quando entendemos os estados emocionais, suas ações e porquê de seus atos, estamos ao mesmo tempo fazendo uma análise de nós mesmos e como atuaríamos em determinadas situações.

Em suma, usar uma personagem de um livro como referência, funciona como uma maneira direta e divertida de aprender um pouco mais sobre nós mesmos. Já em segundo lugar, outra maneira de entender ainda mais diretamente sobre assunto, seria a de escolher uma obra que fale diretamente sobre a temática.

Desenvolvendo a inteligência emocional em crianças através da leitura

Para trabalhar a inteligência emocional se utiliza algumas estratégias fundamentais, principalmente quando lidamos com crianças. Logo, ela se estende mediante técnicas e métodos que atuam como referência e são executadas através dos pais.

ler livro

Em seguida, a maneira menos direta, mas, ao mesmo tempo, extramente importante será através da leitura. Dessa forma, seja em formato de contos, fábulas ou até mesmo novelas. De fato a leitura de livros ajuda a desenvolver vários aspectos do intelecto, desde habilidades cognitivas e a inteligência emocional.