Autoconhecimento
Por que entender a própria sexualidade?

Por que entender a própria sexualidade?

A sexualidade do homem sempre foi uma das temáticas mais debatidas durante a sua história. De fato, desde o império egípcio, passando pelos persas, gregos e romanos a sexualidade era compreendida de maneira arbitrária. Contudo, na sociedade atual, onde a percepção humana sobre si mesma é muito mais acessível, entender a própria sexualidade se tornou um fator crucial para a felicidade do homem moderno.

Nesse artigo vamos elucidar algumas questões que envolvem o paradigma sexual da sociedade atual, as suas vitórias e conquistas de direitos. Logo entalharemos os desafios e metas para o futuro que envolvem a temática da sexualidade.

O que é a identidade de gênero?

Durante a pré-história existiram duas etapas definidas da maneira de se relacionar sexualmente. Uma delas consistia na monogamia natural e a outra, a monogamia que tinha como finalidade outras questões de sobrevivência que se fortaleciam com o vínculo familiar. A partir desse segundo tipo de monogamia, cada sociedade estabeleceu os seus padrões culturais de conduta sexual.

casal

Porém desde o princípio, as noções filosóficas sobre a identidade de gênero ainda eram pouco exploradas. Mas com o passar do tempo e com a nossa maior compreensão sobre algumas ciências, impulsionaram o estudo do que hoje se entende como identidade de gênero.

Nesse sentido, a identidade de gênero consiste na percepção pessoal do gênero de um indivíduo, independe da identificação biológica. Ou seja, a identidade de gênero pode abranger uma grande variedade de identidades sexuais, onde um indivíduo se identifica como: mulher, homem, não-binário, transexual, travesti, fluído, etc.

Por que precisamos falar sobre sexualidade?

Na sociedade moderna a compreensão dos direitos do homem receberam uma especial atenção. Sendo assim, hoje contamos com um sistema político, econômico e social bastante complexos. Nesse contexto, a sexualidade também faz parte desse progresso. Porém, ainda existem muitos casos que estão a mercê da interpretação de leis e ideias conservadoras que ainda temem pela liberdade de cada indivíduo.

Por esse fator, falar sobre a sexualidade ainda é um assunto pertinente nos círculos de debate. Mais leis deveriam ser desenvolvidas no sentido de proteger a liberdade e a expressão sexual de cada um. Em outras palavras, ainda podemos ver nas notícias crimes derivados do preconceito. Por essa razão, enquanto exista homofobia, transfobia falar sobre a nossa sexualidade ainda será urgentemente necessário.

Como entender a própria sexualidade?

Mas e agora, como entender a minha própria sexualidade? Em primeiro lugar, a sexualidade de um indivíduo nasce desde a primeira vez que este interage com a sociedade. Nesse sentido, a sexualidade, além de definida por características genéticas também é uma construção social. Então, como entendê-la?

sexualidade masculina

O primeiro passo para entender a sua própria sexualidade é aceitar quem você é quando você se sentir mais feliz. Aceitá-la é se guiar por aquele desejo de se sentir livre na sua própria pele. Contudo, em algumas culturas as noções arcaicas sobre o comportamento humano ainda delimitam a experiência da sexualidade genuína de cada um. Nesses casos, buscar ajuda de instituições que promovam a igualdade pode ser um primeiro passo para mudanças muito mais profundas na vida de alguém.